terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ilyushin IL76 - O cargueiro da Força Aérea da Líbia

O Ilyushin Il-76 "Candid"  é uma aeronave Russa para transporte militar de médio alcance, sua cauda em T e trem de pouso com múltiplos eixos e 20 pneus possibilitam a operação em pistas não preparadas.
Fabricado pela Ilyushin / Tashkent Aviation Production Association, o Ilyushin Il-76 fez seu primeiro vôo em 1971 e passou por diversos aprimoramentos até os dias de hoje. O Il-76 viu extenso serviço como um cargueiro comercial de ramp-entrega de cargas, especialmente para itens exagerados ou pesado incapaz de ser realizado de outra forma.
As missões da aeronave IL-76 são: o lançamento de pára-quedistas, transporte de forças de tropas e material de combate com tripulações e armamentos, incluindo tanques de batalha de médio porte, o transporte aéreo de carga para as forças de tropas, transporte para as operações de socorro, reabastecimento aéreo petroleiro ou como um centro de comando.

O Ilyushin Il-76 (que tem o nome de relatório da NATO Espontânea `') foi desenvolvido como um substituto para o turboélice Antonov-12, principalmente para uso militar.
Desenvolvimento sob a liderança de design de GV Novozhilov na década de 1960 resultou em primeiro vôo do tipo em 25 de Março de 1971. A produção em série começou em 1975 e os primeiros exemplos entram em serviço Aeroflot naquele ano. Na configuração de um já clássico cargueiro militar, o Il-76 oferece uma passagem de asa alta montada acima da fuselagem, quatro motores, Ttail, rampa de carga traseira e portas de carga.

O Il-76 também foi projetado com Short Field Performance em mente, operando a partir de tiras de austeridade. Para tal, o Il-76 características amplo leque triplicar fenda fuga retalhos de ponta, spoilers superfície superior e perto extensão completa levando slats ponta para Short Field Performance, enquanto a unidade nariz frontal com quatro rodas, as principais bogies de rodas tendo duas filas de quatro pneus de cada. Manuseio de carga é em grande parte mecanizada, exigindo apenas dois manipuladores de carga que podem ser realizadas como parte da Tripulação padrão de sete.


Sistemas
O controle de voo integrada e sistema de mira-navegação inclui um sistema de bússola, radar de vigilância terrestre, um computador digital central, sistema de monitoramento automático, sistema automático de controle de voo, navegação por rádio de curto alcance e sistema de aterragem, IFF transponder, óptico / infravermelho vista objetivo e um sistema de aviso de colisão chão.

Propulsão
A aeronave IL-76M é alimentado por quatro motores turbofan D-30KP, montados em torres sob as asas e alojados em pods individuais garantidos nos motores.
O combustível é realizada em 12 tanques integrais, que estão isoladas uma da outra. Todos os tanques de combustível são divididos em quatro grupos de acordo com o número dos motores. Um sistema de gás inerte é usado para proteção contra explosão.


Movimentação de carga
O ar-drop e equipamentos de movimentação de carga se destina a carregar, descarregar e soltar o ar pára-quedistas e carga, fazer o arranjo ótimo da carga de acordo com as demandas logísticas da missão e segura amarrar a carga.
O equipamento dispõe de um telpher (um sistema de carga aérea onde a carga pode ser suspenso a partir de um trilho acionado eletricamente), um transportador de rolos, amarração / equipamento, de pára-quedas auxiliar e equipamentos de ambulância.
A aeronave é equipada com um defensivo ajudas suite, compreendendo aviso de radar, jammers, cartuchos de incendiar infravermelhos, palha dispenser e duas pistolas com um radar de controle de fogo. Bombas aéreas ou balizas de rádio estão suspensas a partir de suportes de bombas externas em postes destacáveis.

Operacional
As primeiras aeronaves II-76 foram entregues à Força Aérea Soviética em junho de 1974. Em seguida, ele se tornou a principal Soviética aeronave de transporte estratégico. De 1976 ele foi operado pela Aeroflot .
Entre 1979 e 1991, a II-76 da Força Aérea Soviética fez 14.700 vôos para o Afeganistão, transportando 786.200 soldados e 315.800 toneladas de carga. O Il-76 foi responsável por 89% das tropas soviéticas e 74% da carga que foram transportadas. Como os rebeldes afegãos foram incapazes de derrubar os Il-76s, suas táticas eram para tentar prejudicá-lo na decolagem ou pouso. Os Il-76s eram frequentemente atingidos por ombro-lançado Stinger e Strela calor que procuram mísseis e de grande calibre fogo de metralhadora, mas porque as fuselagens fortes foram capazes de absorver danos substanciais e continuam a ser operacional, a aeronave teve uma notável baixa taxa de atrito durante o período de conflito. Com base nessa experiência, a maior parte do equipamento das Forças canadense no Afeganistão é hasteada em usar Il-76 civil. Em 2006, a Força Aérea da Rússia tinha cerca de 200 Il-76s. Usuários civis na Rússia tem 108.
Em 2004, um chinês de Libertação Popular da Força Aérea do Exército (PLAAF) Il-76 realizou missão de vôo no Afeganistão, mais tarde, em 2011, PLAAF Il-76s foram enviados à Líbia para evacuar os cidadãos chineses. As duas missões foram notificadas os primeiros passos de PLAAF em desenvolvimento a capacidade de transporte de longo alcance.
Força Aérea da Síria Il-76s, operando como civis Syrianair aeronaves foram supostamente usado para transportar armas, dinheiro e outras cargas da Rússia e do Irã para a Síria, de acordo com um piloto militar sírio que desertou. Desde o início da rebelião, em abril de 2011 (e até julho de 2012), cerca de 20 voos militares têm sido realizados de e para Teerã , via  espaço aéreo iraquiano. Mais informações expõe que, desde de 2012, Il-76s sírios têm regularmente voado para o Moscow Sheremetyevo Airport para buscar carregamentos de notas de sírios que têm sido úteis para o regime de Bashar al-Assad  para sobreviver a sanções internacionais.


Variantes militares 
Il-76-Tu160 tailplane transportador: a conversão temporária One-off para apoiar 160 Tu-programa de modificação de emergência.
Il-76D: ("D" para "Desantnyi", Десантный - "transporte Pára-quedista") tem uma torre de arma na cauda para fins defensivos.
Il-76K/Il-76MDK/Il-76MDK-II: Zero-g cosmonauta trainer ( dlya podgotovki Kosmonavtov ), para Cosmonautas Yuri Gagarin Centro de Treinamento .
Il-76LL: testbed Motor ( ooniversahl'naya letayuschchaya laboratoriya ).
Il-76M: Versão militar de transporte, ( modifitseerovannyy - modificado).
Il-76MD: Melhor versão de transporte militar, ( modifitseerovannyy Dahl'ny - modificado, de longo alcance).
Il-76MD Skal'pel-MT - Hospital Móvel
Il-76M / Il-76MD: Construído sem equipamento militar, mas designada como Ms e MDs (Gordon - 'Falsies')
Il-76MD-90: An Il-76MD com mais silenciosos e mais econômico Aviadvigatel PS-90 motores.
Il-76MF: versão militar esticada com um 6,6 m mais fuselagem, PS-90 motores, máxima à descolagem peso de 210 toneladas e uma capacidade de elevação de 60 toneladas. Voou pela primeira vez em 1995, não construído em série até agora, construído apenas para a Jordânia.
Il-76PP: Aviões do ECM, grandes problemas com equipamentos de ECM na única Izdeliye-176.
Il-76MDM: modernizada Il-76MD para a Força Aérea Russa.
Il-76MD-90A (também conhecido como IL-476, enquanto em desenvolvimento): Uma versão actualizada com uma nova cabine de vidro, actualizada e aviónica Aviadvigatel PS-90 motores.
Il-76T/Il-76TD: Construído como aeronave militar, mas dado designações civis. (Gordon - 'falsie')
Il-78 / Il-78M: tanque de reabastecimento aéreo.
Il-78 MKI: A versão personalizada do Il-78 desenvolvido para a Força Aérea da Índia.
Il-82: Airborne / aeronave Command Post comunicações de revezamento, (designação alternativa - Il-76VKP-'version65S).
Il-84: Busca e aeronaves de resgate, (designação alternativa - Il-76PS- poiskovo-spasahtel'nyy ), não produziu.
Beriev A-50 / Beriev A-50M/Beriev A-50I/Beriev A-50E - Airborne Early Warning & aviões de controle. Beriev dado controle sobre o programa.


Operadores 
Operadores civis e militares em 38 países operaram 850 + Il-76 em grande número. Enquanto a Rússia é o maior operador militar do Il-76, seguida pela Ucrânia e na Índia, Bielorrússia TransAVIAexport Airlines é o maior operador civil. Na lista abaixo, conhecidos actuais operadores estão listados em itálico .
  Argélia
A Força Aérea argelina opera 18 aeronaves Il-76, incluindo três Il-76MD, 9 Il-76TD e 6 Il-78 Midas.
  Angola
A Força Aérea Angolana operado um Il-76 que caiu em 27/08/09 próximo 4 de Fevereiro Aeroporto Internacional, Gira Globo opera um Il-76.
  Armênia
Air Altezas pertence e é operado Il-76T (EK-76300), em nome do Aéro-Service .
A Força Aérea armênio opera três Il-76s.
Dvin Airlines operou um Il-76TD.
Yerevan-Avia operou dois Il-76 (EK86724 e EK86817).
  Azerbaijão
Azal Avia Carga opera um Il-76TD.
Azerbaijão Força Aérea
Azerbaijan Airlines opera um Il-76M.
Silk Way Airlines opera 7, incluindo 5 Il-76TD e 2 Il-76TD-90.
  Belarus
A Força Aérea bielorussa herdou uma série de Il-76 aeronaves da Força Aérea Soviética. 4 em serviço.
Belavia operou o Il-76 antes de seu fechamento em 1999.
TransAVIAexport Airlines opera uma, incluindo cinco Il-76MD e 18 Il-76TD.
Gomelavia opera 5 Il-76TD.
  Burkina Faso
Faso Airways opera um Il-76TD único.
  Camboja
Imtrec Aviation opera uma Laos Il-76 registrado.
  China
As Popular de Libertação da Força Aérea do Exército opera 17 aeronaves Il-76, incluindo 3 KJ-2000 AEW & C e algumas versões IL-78 navios, com mais de 30 devido para a entrega.
China United Airlines operou o Il-76, mas atualmente não.
  República Democrática do Congo
Air Congo tem operado um Il-76TD.
Trans Air Congo tem operado um Il-76T.
  República do Congo
A República do Congo opera um Il-76.
  Cuba
Cubana usado para operar dois Il-76s.
  Guiné Equatorial
Carga Ecuatorial opera um Il-76TD.
Expresso Internacional de Cargas
  Georgia
Sun Way operou o Il-76TD.
  Hungria
Atlant Hungria operou o Il-76.
Hungarian Air Cargo ucraniano operou o Il-76
  Índia
A Força Aérea Indiana atual frota de transporte de asa fixa compreende 24 Il-76s e mais de 100 AN-32s. 23 ] 17 Il 76MD-, seis aviões Il-78MKI e 2 A-50 com radares Phalcon israelenses para AEW & C. Principalmente para transporte de ração em regiões de grande altitude em Jammu e Caxemira e Siachen região
  Irã
A República Islâmica do Irã Força Aérea opera 15 Il-76s.
A Guarda Revolucionária Islâmica Corps Força Aérea opera dois Il-76s.
Atlas Air operou, pelo menos, 8 Il-76TD.
Chabahar Air operou pelo menos dois Il-76TD.
Mahan Air operou o Il-76.
Payam Air operava dois Il-76TD.
Qeshm Air operava dois Il-76TD. (Esta companhia aérea disestablished)
Safiran Airlines é um ex-operador.
Yas Air opera dois Il-76TD (Registrado como EP-GOL e EP-GOM).
  Iraque
A força aérea iraquiana operou o Il-76, mas nenhum deles permanecem em serviço.
Iraqi Airways opera uma única Il-76.
  Jordânia
Jordan Internacional Air Cargo - 2 Il-76MF entregues em 2011 e operados pela Royal Jordanian Air Force .  Cazaquistão
Air Almaty Il-76T
O Governo do Cazaquistão opera um Il-76.
Air Almaty opera um Il-76TD para operações de leasing.
Air Cazaquistão operado aviões Il-76 até ao seu encerramento em 2004.
GST Aero opera um Il-76T.
Kazakhstan Airlines operou o Il-76TD antes de seu fechamento em 1997.
Sayakhat Airlines operou o Il-76 anteriormente.
  Quirguistão
Botir Avia opera 3, incluindo um Il-76MD e 2 Il-76TD.
Kyrgyzstan Airlines opera um Il-76TD.
Reem Air
  Laos
Imtrec aviação do Camboja atua Laos registrada Il-76TD.
  Látvia
Inversija opera 3, incluindo dois Il-76T e um Il-76TD.
  Líbia
A Força Aérea da Líbia operou o Il-76, embora não possam permanecer em serviço.
Jamahiria Transporte Aéreo opera o Il-76M, Il-76TD, e Il-78.
Carga Aérea da Líbia , a divisão de cargas da Libyan Airlines árabes , opera 21, incluindo um Il-76M e 15 Il-76TD.
  Mali
Transafrica Airlines
  Moldova
Aerocom operado uma Il-76MD, bem como um antagonista de IL-76T até tão tarde quanto Janeiro de 2005.
Airline Transport operado uma série de aviões Il-76, perdendo três em acidentes em 2004 e 2005.
Jet Linha Internacional opera o Il-76
Tiramavia
  Coréia do Norte
Força Aérea da Coreia do Norte
Air Koryo
  Rússia
A Força Aérea da Rússia herdou um grande número de aeronaves da Força Aérea Soviética , em 1991, e 119 permanecem atualmente em serviço. O Ministério da Defesa assinou um novo contrato para 39 aviões Il-476 em 4 de outubro de 2012.
O Ministério de Situações de Emergência opera um Il-76TD.
Abakan Avia opera três Il-76TD.
Aeroflot operou um grande número de aviões, especialmente durante os anos soviéticos, muitas vezes em nome do militar soviética. No entanto, nenhum permanecer em serviço com a companhia aérea.
Air STAN operou um Il-76TD.
' Airlines 400 opera dois Il-76TD.
Airstars Airways opera quatro Il-76TD em serviços de carga.
ALAK operado aviões Il-76 antes de seu fechamento em 1999.
Alrosa-Avia opera quatro Il-76TD em serviços de fretamento.
Aram Air
Atlant-Soyuz Airlines opera seis, incluindo dois Il-76MD e 4 Il-76TD.
Ätran Cargo Airlines opera 5, incluindo três Il-76T e 2 Il-76TD. Pelo menos uma Il-76M pode ter sido operado no passado.
Atruvera Aviation opera 3, incluindo um Il-76MD e 2 Il-76TD.
Aviacon Zitotrans opera 5, incluindo quatro Il-76TD.
Aviaenergo operava a aeronave, mas nenhum deles permanecem em serviço.
Aviast opera 4, incluindo IL-1 e 3 76MD Il-76TD.
Serviço de Guarda de Fronteiras da Rússia
Continental Airways operou o Il-76 no passado, mas não o faz atualmente.
Dacono Air operou o Il-76.
Domodedovo Airlines operou o Il-76, mas nenhum está atualmente em serviço.
Linha Leste opera o Il-76.
Ilavia Airline opera 6, incluindo dois Il-76MD e 4 Il-76TD.
KrasAir operou o Il-76, mas nenhum está atualmente em serviço.
Krylo Airlines operado dois Il-76TD em 2005.
Magadan Avia Leasing é um contrato de arrendamento e operador charter do Il-76.
Moscou Airways operou um Il-76TD no início de 1990.
Novosibirsk Air empresa operou o Il-76, mas nenhum está atualmente em serviço.
Pulkovo Aviation Enterprise operou o Il-76, mas nenhum está atualmente em serviço.
Samara Airlines opera dois Il-76TD.
Spair Airlines
Tese Aviation Enterprise opera 9 Il-76TD.
Tyumen Airlines
Uralinteravia
Volga-Dnepr opera 12 Il-76TD e 4 Il-76TD-90VD.
  Sérvia
Air Tomisko opera um Il-76TD único.
Kosmas Air opera um Il-76TD único.
  Serra Leoa
AEROLIFT Sierra Leone opera aviões Il-76 para operações de elevação de cargas e fretamento especial.
  União Soviética
A Força Aérea Soviética operado centenas de aeronaves, com um estoque de 310 em 1987. A maioria foram dispersos para os estados sucessores após a dissolução da União Soviética.
Aeroflot foi o principal usuário civis da aeronave durante o período da União Soviética, embora muitos de seus aviões foram operados em nome do militar.
Jet Air Cargo foi um dos primeiros operadores civis do Il-76 na Rússia que não Aeroflot.
  Sudão
Air West operado um pequeno número de aeronaves, embora não esteja claro quantos permanecem em serviço.
Azza Transport opera dois Il-76TD.
East West de carga operado um número de aeronaves Il-76.
Juba Carga opera o Il-76
Badr Airlines opera dois Il-76,
Trans Attico
Alfa Airlines
Bandeira Verde Airlines
  Síria
A Força Aérea da Síria opera o Il-76.
Árabe Síria Airlines opera quatro, incluindo três Il-76M.
  Turcomenistão
Turkmenistan Airlines opera 8 Il-76TD.
  Ucrânia
A Força Aérea da Ucrânia herdou um grande número de aviões Il-76 da Força Aérea Soviética, com até 100 permanecendo em serviço.
Air Service Ucrânia operou o Il-76MD.
Air Ucrânia e Air Ukraine Cargo operava a aeronave, embora não estavam em serviço no momento da falência.
ATI Aircompany opera um número de IL-76 modelos.
Azov Avia Airlines opera dois Il-76MD.
Airline BSL operado tantos quanto seis Il-78.
Busol Airlines operou o Il-76 antes de seu fechamento em 1998.
Khors Aircompany opera dois Il-76MD.
Lviv Airlines opera três Il-76MD.
Sul Airlines é um ex-operador.
Ucrânia Air Alliance opera 4, incluindo um Il-76MD e três Il-76TD.
Ucraniano Cargo Airways opera 21, incluindo 19 Il-76MD.
Veterano Airlines
Volare Airlines opera três, incluindo dois Il-76MD e um Il-76TD.
Yuzhmashavia opera dois Il-76TD.
  Nações Unidas
O Serviço Aéreo Humanitário das Nações Unidas têm operado vários do tipo desde o início e meados da década de 1990 até agora. A maioria deles são ou ex- Aeroflot ou que a Força Aérea da Rússia emprestou à ONU.
  Estados Unidos
Air Support Systems, LLC opera a Il-76/78 dos direitos combate a incêndio nos EUA.
  Emirados Árabes Unidos
Golfo Tecnologia e Serviços Aviation opera um número de aeronaves Il-76 em fretamento ou de locação.
Phoenix Aviation opera dois Il-76TD.
  Uzbequistão
O militar do Uzbequistão opera seis aeronaves.
Avialeasing opera o Il-76 em uma carta e base de locação.
Uzbekistan Airways opera 14 Il-76TD.
  Iémen
A Força Aérea Iêmen opera três aviões Il-76.
Yemenia opera dois Il-76TD.


Principais Caraterísticas
Papel Estratégico airlifter
Origem nacional União Soviética / Rússia
Fabricante Ilyushin / Tashkent Aviation Production Association
Primeiro vôo 25 março de 1971
Introdução Junho 1974
Tripulação: 5
Dimensões
Comprimento 46,59 m
Envergadura 50,50 m
Área alar 301,2 m
Altura 14,76 m
Pesos
Vazio operacional 89000 kg
Máximo de decolagem 190000 kg
Máximo de pouso 155000 kg
Desempenho
Velocidade máxima 900 km/h
Velocidade de cruzeiro 780 km/h
Velocidade de decolagem 280 km/h
Velocidade de pouso 230 km/h
Limites g
Distância de decolagem 1700 m
Distância de pouso 1000 m
Teto operacional 12000 m
Alcance (Comb. interno) 3800 km
Motores
Quantidade e tipo 4 turbofans
Marca Soloviev
Modelo D-30KP II
Empuxo unitário 117,68 kN
Armamento
Armas: 2 × 23 milímetros canhão no radar dirigido tripulado revólver na base da cauda
Bombas: Alguns modelos militares têm dois pontos duros sob cada asa exterior capazes de suportar 500 kg de bombas.




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

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